2 de março de 2007

Partido Alto - Leon Hirzman

Documentários

O documentário "Partido Alto" de Leon Hirzman é o melhor já feito sobre a nobre arte de versar (e dançar) no samba. O partido alto é coisa de quem é gabaritado no meio. Daí o nome "partido alto". Ser um bamba é coisa para poucos também. A expressão deriva de tarumbamba, como eram chamados os grandes jongueiros da antiga.

Mestre Candeia e um jovem Paulinho da Viola mostram que a arte do partido é a mais pura forma de comunhão do samba. Quem versa, versa com categoria. Não se pode errar, então tem que caprichar. À tarde, na roda com o Candeia, estavam lá Wilson Moreira, Tantinho da Mangueira, Osmar do Cavaco, além dos batuqueiros e as pastoras do Grêmio Recreativo de Arte Negra e Escola de Samba Quilombo dos Palmares. Lá também se mostrou como é a dança do partido alto. O "miudinho" foi dançado pelo Wilson Alicate e o "amoladinho" quem fez foi o Tantinho.

A segunda parte se passa na casa de Manacéa, da Portela. um típico pagode, com muita comida, bebida (dá pra ver bem o estado etílico dos partideiros na hora em que eles versam) e partido alto. Algumas feras presentes: Joãozinho da Pecadora, Lincoln, Chico Santana, Argemiro, Casquinha, Alberto Lonato, seu Armando Santos e Paulinho da Viola. O último partido, de Mijinha, é lindo e por muito tempo os versadores mandam suas rimas.

Documentário show de bola. Sambistas, desfrutem...

2 comentários:

Alvarenga do Morro do Chapelão disse...

eu tava lá...

Anônimo disse...

Menino, isso aqui está muito bom. Bom saber do 'Peso na Balança', delícia de documentário, textos bacanérrimos,novas seções/links...
Ah...Vou virar frequentadora assídua dessa roda. :)
Beijos. Deborah.
Ps: Vai no show da Ivone Lara e Quinteto no SESC?

Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.