19 de janeiro de 2011

Adoniran - Dá Licença de Contar... (Ayrton Mugnaini Jr.)



Adoniran - Dá licença de contar..., de Ayrton Mugnaini Jr., é mais uma das boas biografias dedicadas a João Rubinato, popularmente conhecido como Adoniran Barbosa. O ponto alto, o diferencial, o grande trunfo do livro é a riqueza com que o autor expõe a extensa musicografia e a rica (e hoje repleta de raridades) discografia do artista.

Ao longo dos capítulos, o autor se vale de uma estrutura de texto que não segue uma ordem cronológica. Mesmo assim, o texto é bem amarrado em capítulos temáticos que destrincham vários aspectos da vida e obra do sambista paulista. Tudo ricamente ilustrado com fotos, capas de discos, bolachas 78 rpm, cartazes, rascunhos, recortes de revistas e jornais e capas de partituras.

A maneira que o escritor encontrou para construir sua narrativa foi desenvolver seu texto junto a citações de Adoniran, em sua maioria, e também de outros entrevistados próximos ao sambista paulista. Todo o universo "adonoirânico" está presente na publicação. O universo da rádio, com suas comédias e shows de calouros, as participações de um então astro do humor no cinema e na TV, sua vida de compositor,  suas andanças pelo Centro de São Paulo. 

A maior contribuição deste livro, no entanto, está reservado para o Apêndice. A cuidadosa musicografia do artista está toda detalhada ali e isso é um grande legado para futuros pesquisadores da obra do genial Adoniran. 

Avaliação: *** (bom)


Adoniran - Dá Licença de Contar...
Autor: Ayrton Mugnaini Jr.
Editora: A Girafa
Ano: 2002
Preço sugerido: 39 reais

Nenhum comentário:

Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.