7 de maio de 2010

Ciro Monteiro em 78 rpm (Victor 80-0406-a - 1946)

78 rpm

“Piruca, põe aquele samba do Pedro Caetano na compilação de sambas sobre o trabalho”.

Iuri Ribeiro, o Bigode, estava escolhendo alguns sambas sobre o trabalho para ilustrar sua coluna de estréia no Couro e me indicou essa brasa, que eu confesso que não conhecia. O samba em questão, O que se leva dessa vida, interpretado por Ciro Monteiro é daqueles sambas sincopados riquíssimos que muito se fazia nos anos 40.

Gostei tanto da música que pensei com meus botões: “Eu poderia postar esse samba na seção de discos 78 rotações do Couro...”. Mas havia um porém (há sempre um porém): naquela seção, eu busco discos que tenham um samba “Lado A” famoso e outro “Lado B” obscuro. Sendo o samba do Pedro Caetano pouco conhecido, eu teria que dar a sorte de encontrar um clássico do samba no outro lado da bolacha.

Fui até o site Instituto Memória Musical, onde faço minhas pesquisas e pude confirmar: o outro lado do disco do Ciro Monteiro continha um grande clássico do samba: Rugas, de Nelson Cavaquinho (outros “comprositores” aparecem na autoria, mas o samba é só dele mesmo) teve diversas regravações e é, até hoje, um dos sambas mais conhecidos de Nelson.

Perfeito! Um disco com um Lado A clássico e um Lado B obscuro, mas não por isso pior. Era o que eu precisava para presentear vocês.

Victor 80-0406-a (1946)

Lado A - Rugas (Ari Monteiro - Augusto Garcez - Nelson Cavaquinho) - Samba
Samba
Lado B - O que se leva dessa vida (Pedro Caetano) - Samba

Um comentário:

Anônimo disse...

Hello, here is another samba 78rpm recording, "Olha o côco Sinhá", performed by Zé e Zilda in 1953 : http://ceintsdebakelite.wordpress.com/2011/10/09/ze-e-zilda-olha-o-coco-sinha/

Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.