4 de abril de 2011

Samba de Sambar do Estácio (Humberto Franceschi)

(Publicado originalmente na edição 631 da revista Carta Capital)


Escrito pelo pesquisador musical Humberto Franceschi e editado pelo Instituto Moreira Salles, Samba de Sambar do Estácio - 1928 a 1932 é um estudo sobre um período de fundamental importância na história da música brasileira: a transformação do samba amaxixado em samba batucado.

Os sambistas do bairro carioca do Estácio de Sá, dotados de grande sensibilidade musical, foram os responsáveis por esta mudança. Nomes como Ismael Silva, Heitor dos Prazeres, Bide, Nilton Bastos, Baiaco, Brancura, Getúlio Marinho, Bucy Moreira, Mano Rubem e Mano Edgar criaram um novo ritmo, com andamento mais acelerado, cadência mais marcada e grande riqueza melódica. Feito na medida para ser cantado no desfile de carnaval. Era “o samba de sambar”, que em nada lembrava o velho maxixe.

Contando com valiosos depoimentos de alguns remanescentes do grupo, o autor também se vale de sua grande coleção de discos em 78 rotações por minuto para analisar a obra destes compositores que, num curto espaço de tempo (apenas quatro anos), mudaram o formato do ritmo que se estabeleceria em pouco tempo como o mais popular do país.

O texto, crítico e direto, traz elucidativos capítulos sobre temas relevantes do universo mítico do samba como os desfiles na Praça Onze, as rodas de batucada, os encontros nas casas das tias baianas, as Festas da Penha, o surgimento e o desaparecimento da Deixa Falar (primeira escola de samba) e a relação destes sambistas com a prostituição, o jogo e a valentia. Para amarrar melhor as idéias, a edição traz ainda um DVD multimídia com fotos, depoimentos, músicas e um mapa da região datado de 1935.

O prefácio é assinado por outro “bamba” da historiografia da música brasileira, José Ramos Tinhorão. E cabe destaque o levantamento inédito da obra gravada dos compositores do Estácio, com grande riqueza de informações.

Trata-se de um grande documento de estudo do samba, com dados de quem não só estudou, mas conviveu com alguns destes importantes personagens na construção da música brasileira.

Avaliação: ***** (excelente)


Samba de Sambar do Estácio
Autor: Humberto Franceschi
Editora: Instituto Moreira Salles
Ano: 2010
Preço sugerido:  R$ 50,00

Um comentário:

Murilo Mendes disse...

Preciso comprar isso urgente!

Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.