18 de outubro de 2010

Sambexplícito - As vidas desvairadas de Germano Mathias (Caio Silveira Ramos)


Escrever sobre Germano Mathias não é para qualquer um. Afinal de contas, ele não é qualquer um. É um sambista diferente. Paulista e branquelo, sambista verdadeiro, brasileiro. Sua vida, repleta de ginga, de malandragem e de uma boa dose de loucura, é uma vida escrita em forma de gírias. E foi assim que seu biógrafo - sambista e parceiro de composições - Caio Silveira Ramos escreveu sua história de vida e samba, até o presente momento.

Germano Mathias, que hoje vive uma vida pacata e bem humilde, já foi um grande astro da Música Popular Brasileira. Seus discos vendiam aos montes e sua carteira vivia recheada, o que permitia que ele se atirasse com força na orgia, arrebatando mulheres com a mesma ferocidade que cantava seus sambas e entrava nas rodas de tiririca com os engraxates das praças da região central da antiga Pauliceia.

Caio Silveira Ramos captou tudo isso, e escreveu em uma linguagem solta  - com as gírias do Germano -, intercalando frases, expressões, trechos de samba (e até mesmo puras fantasias) com o texto biográfico jornalístico propriamente dito. Isto torna a leitura mais difícil, porém, ao mesmo tempo, mais estimulante e desafiadora. A leitura exige uma ginga, um molejo, um bolir que se adpate à escrita malandreada do autor do livro.

Os capítulos do livro seguem esta tendência um tanto "diferente" de Ramos. Ele intercala "síncopes" (como são denominados os capítulos, numa bem-humorada referência à síncope que caracteriza seu samba) "fundamentais", "explicativas", "desnecessárias" e até mesmo uma "imaginária", que no caso é um puro delírio do autor.

Permeando a história de vida de Germano, o autor oferece ao leitor alguns curtos perfis biográficos de outros sambistas que marcaram a carreira do sambista paulistano. São as "síncopes fundamentais" do livro. Os contemplados: Caco Velho, Jorge Costa, Sereno, Zé Keti, Padeirinho (do qual foi o mais constante intérprete), Kazinho, Gilberto Gil e Elzo Augusto.

Entre a história, outros anexos denominados de síncope aparecem: uma agenda dos anos 50 do então astro da música, denominado por Ramos de "caderno priápico-amoroso do cidadão Germano Mathias", onde o sambista escreveu junto a seus compromissos, os nomes das diferentes mulheres que ele se encontrava diariamente; análises de alguns sambas por "especialistas" (fantasiosos provavelmente); uma crítica feroz ao livro por um outro "especialista" do assunto (fantasiosa novamente?); uma entrevista do autor a um jornalista (tá na cara que é fantasia).

O livro, enfim, é maluco. Como o biografado e provavelmente como o autor também. Em meio a muita gíria, as histórias do velho malandro estão todas lá. Nesse ponto o autor se mostra impecável: ele consegue enumerar tudo quanto é apresentação, gravação, excursão e farra que Germano se meteu na vida. Os dados sobre os discos também são bem precisos, inclusive esclarecendo a dúvida para muitos fãs de quem eram aqueles músicos que acompanharam Germano naquelas antigas gravações.

Para quem for doente do pé e não tiver toda a ginga necessária para a leitura do livro, existe um capítulo onde Ramos descreve toda a vida e obra, de maneira sucinta, objetiva e sem um floreio sequer. É a "primeira síncope explicativa (e portanto, também desnecessária)" cujo o título é "Germano Mathias - o catedrático do samba ou Germano em lata para principiantes".

"As vidas desvairadas de Germano Mathias" foi um nome de livro que fez juz ao biografado. O livro também é desvairado. Em uma passagem da "entrevista" ao autor, presente no livro, Ramos solta a seguinte frase:

"Este é um livro malandro sobre malandro. Você acha que eu ia dar bandeira e esculhambar o homem letra por letra? Eu não sou louco nem trouxa pra querer tomar um processo por dano moral, um tapa na chocolateira. Por muito menos tem biografia sendo tirada de circulação. Tudo o que eu tinha que dizer esta aí, embora muita coisa esteja na moita, que eu não sou otário. mas pode fuçar que você encontra."

Com 76 anos, Germano segue em forma. Ainda samba e canta como outrora, embora sua carteira já não seja recheada, muito pelo contrário. As orgias também acabaram e ele tem ao seu lado uma atenciosa companheira. Mas seu passado de vagolino está para sempre registrado em discos e, agora, em livro.

Avaliação: **** (ótimo)

Sambexplícito - As vidas desvairadas de Germano Mathias
Autor: Caio Silveira Ramos
Editora: A Girafa
Ano: 2008
Preço sugerido: 52 reais

2 comentários:

Murilo Mendes disse...

Livraço! A melhor biografia que li até hoje.

Danilo disse...

Comprei esse livro semana retrasada na companhia dos livros por 15 reais (NOVINHO, tá na promoção). Aproveitem, não sei se ainda está valendo...

Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.