20 de outubro de 2010

Ministério da Economia (Geraldo Pereira)

GRANDES BRASAS DA HISTÓRIA

Parece, mas não é. Não, esse samba não foi feito para o nosso atual Presidente da República. Foi composto pelo genial Geraldo Pereira em 1951, ano em que Getúlio Vargas voltou ao poder, desta vez pelos votos. Mas parece ter sido feito sob medida para Lula.

A primeira das gravações aqui apresentadas é de 1951, a pioneira, com interpretação do próprio compositor. Depois, o clássico registro de Monarco, de 1980, e, por fim, a mais recente (de 2005), com Nadinho da Ilha.

Ministério da Economia (Geraldo Pereira)

Seu Presidente,
Sua Excelência mostrou que é de fato
Agora tudo vai ficar barato
Agora o pobre já pode comer
Seu Presidente,
Pois era isso que o povo queria
O Ministério da Economia
Parece que vai resolver
Seu Presidente
Graças a Deus não vou comer mais gato
Carne de vaca no açougue é mato
Com meu amor eu já posso viver
Eu vou buscar a minha nega pra morar comigo
Porque já vi que não há mais perigo
Ela de fome já não vai morrer

A vida estava tão difícil
Que eu mandei a minha nega bacana
Meter os peitos na cozinha da madame
Em Copacabana
Agora vou buscar a nega
Porque gosto dela pra cachorro
Os gatos é que vão dar gargalhadas
De alegria lá no morro

Um comentário:

Anônimo disse...

Não deixaremos o samba morrer! Tanto nós, ouvintes e fãs, como os grandes cantores, da atualidade e de antanho, e os articulistas e blogueiros que têm a magia contagiante do samba em sua alma!
Se nenhum comentário foi feito neste blog até agora, eu inauguro dizendo que é lastimável a Britney Spears ter fãs que esperam horas ao relento pra assistir àquela música estilo Malhação (aquela novela cheia de estereótipos idiotas, e que parece que nunca vai acabar, enquanto houver otários que gostem de assistir àquela boboquice), enquanto que a nossa grande Alcione, a Marrom, tem minguados comentários sobre ela e que só são encontrados na net, e quase só no Wikipedia... E Alcione é só mais um exemplo da grandiosidade do samba, embora seja um dos maiores.
Sei lá... Nunca entenderei tanto alarde com Michael Jackson, que tem seus méritos, diga-se de passagem, e nenhum alarde pra Billy Blanco, Moreira da Silva, João Nogueira, Wilson, Geraldo, Noel, Nelson Cavaquinho, e tantos outros que dariam pra encher um livro enorme, ou uma biblioteca toda, e que superam Michael Jackson infinitamente, na minha modesta opinião... Esses grandes expoentes sempre estarão eclipsados pela mídia brasileira (só aparecem na TV por assinatura, que não é tão acessível ainda ao todo da população brasileira... e mesmo assim só aparecem homeopaticamente).
Esteja ou não na nossa mídia comprada e desgastada, o samba não tem fronteiras e independe da mídia, independe de comentários como este... Quem gosta e participa, diretamente ou não, sabe que o samba sempre será romance, magia, carnaval, alegria, tristeza, desespero, nostalgia e tudo que se há de bonito e sonoro pra se cantar e compor.
Pra finalizar, viva o samba!!! Falei e disse!!!

Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.