25 de janeiro de 2011

Monarco canta seu disco de estreia

Hoje tem show do Monarco no Rio. Segue o texto que escrevi para a Carta Capital sobre o espetáculo:

Lançado em 1976, Monarco, álbum de estreia do sambista portelense, é um registro elegante. O alto nível dos músicos envolvidos na gravação, o repertório com doze pérolas da Portela, os belos arranjos, as excelentes interpretações do cantor e a capa ilustrada pelo caricaturista Lan, que por si só já é uma verdadeira obra de arte, fazem do álbum uma preciosidade cultural.

Celebrando os 35 anos do lançamento de tal registro, o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro recebe, no dia 25 de janeiro, o baluarte da Velha Guarda da Portela no segundo show da série dedicada aos grandes discos da música brasileira, iniciada em 2010 com A arte negra de Wilson Moreira e Nei Lopes (1980).

Com produção artística de Alexandre Raine e direção artística de Paulão 7 Cordas, que também toca violão, o espetáculo conta ainda com Mauro Diniz (filho de Monarco) no cavaquinho e Felipe de Angola na percussão. O repertório é composto pelas doze faixas que compõe o disco, entre elas clássicos como Lenço, parceira com Chico Santana, Quitandeiro (parceria póstuma com Paulo da Portela) e Tudo menos amor, com Walter Rosa.

O jornalista Sérgio Cabral, que assinou um texto no encarte do disco (juntamente com Romeu Nunes, o produtor artístico, Carlos Lemos, Juarez Barroso e Lan), também estará presente na apresentação, contando um pouco da história do sambista.

Ao lançar Monarco, aos 43 anos de idade, Hildemar Diniz já era uma das lideranças da Velha Guarda (mesmo com a “pouca” idade) e considerado um ótimo compositor e grande “gogó” da Escola. Hoje, aos 77, conta cinco discos individuais lançados, outros quatro com a Velha Guarda da Portela e diversas outras participações.

No texto escrito há 35 anos, no encarte do disco, Sergio Cabral afirmava: “Só depois que os chamados veículos de comunicação descobriram que a nossa mais expressiva música popular também poderiam entrar nas paradas de sucesso é que Monarco começou a ter vez”. Hoje, o disco está fora de catálogo, mas o reconhecimento ao artista prevalece. 

SERVIÇO:

Monarco
Local: Instituto Moreira Salles
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 476 - Gávea - Rio de Janeiro/RJ
Data: 25 de janeiro (terça-feira)
Horário: 20h
Valor: de 10 a 20 reais

Um comentário:

Ismael disse...

Lotação esgotada desde hoje de manhã... :-(

Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.