11 de março de 2007

Compacto de Batatinha

Por falar em Batatinha, achei esta capa e contra-capa de um compacto seu na Internet. Vale a pena ler o texto da contra-capa.



2 comentários:

João Gabriel disse...

Batatinha provavevelmente seja o sambista mais injustiçado e pouco valorizado. Digo isso porque diversas vezes é esquecido da lista quando citam os vários artistas que ficaram esquecidos pela história. Me parece que ele não possui uma obra muito extensa, mas não precisa. Ele une a melancolia e o alento na dose exata. Nos faz acreditar que apesar da vida dura, quando o samba chega é rei! Nada importa! Sempre fui daqueles que criticavam o povo por pular carnaval. Dizendo que era por isso que estávamos nesse atraso, que o fato de parar tudo para comemorar era a representação mais explícita de nossa passividade... Bom, talvez isso valha para o carnaval da Marquês de Sapucaí,aquele que parece estar mais preocupado em agradar turista do que ser a oportunidade maior que a camada mais pobre tem para se expressar pela arte e ser reconhecida. Mas o SAMBA está cada vez mais longe da passarela. O samba em sua origem não precisa de aplauso (mas as merece de pé). O samba é necessidade. É necessário. É o lamento daqueles que não são ouvidos. Quando comecei a me interessar novamente pelo samba e procurar saber de sua origem e de seus pilares percebi o quão limitada era minha visão. O samba é muito grande, de imensurável importância. E o fascinante é que é assim sem ter planejado ser nada. A lição importantíssima que fica para mim é que levei uns bons anos, alguns livros, muuuita internet para começar a compreender o que Batatinha já tinha dito em dois versos: "É proibido sonhar / Então me deixe o direito de sambar".
Salve Oscar da Penha! Salve Batatinha! Que ele possa, lá do terreiro de onde agora descansa e nos vê, se consolar com o fato de que apesar de não ter recebido a merecida reverência e retorno por sua obra é capaz de mudar a vida de uma pessoa com o samba.

João Gabriel disse...

Já ia esquecendo!
Obrigado pelo blog! É literatura virtual básica para quem aprecia o samba!
Abraço!

Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.