1 de março de 2007

O japonês e o samba

Como a vida é cheia de coincidências. Na viagem de volta do carnaval, escutei o disco “Peso na Balança” do Wilson Moreira e meus amigos que não conheciam ficaram impressionados com a qualidade do álbum. Chegando em casa, fui atrás de uns jornais velhos para saber os resultados do meu time do coração na semana que eu fiquei isolado do mundo. No meio da busca, achei uma reportagem dizendo que o sensacional disco do Wilson finalmente vai sair em CD...

Como eu fiquei feliz... O grande produtor japonês Katsunori Tanaka, além do disco do Wilson Alicate, produziu outras pérolas do samba nos anos 80 e 90. A maioria destes álbuns só foi lançada em CD no Japão. No Brasil são raridades só encontradas em vinil (ou em mp3, na Grande Rede).

Agora, sete destas produções irão virar CDs. São pérolas. Álbuns com arranjos primorosos de artistas da mais alta patente sambística. Os discos são estes:

Velha Guarda da Portela – Doce Recordação
Velha Guarda da Portela – Homenagem a Paulo da Portela
Velha Guarda da Mangueira – Mangueira Chegou
Guilherme de Brito – Folhas Secas
Wilson Moreira – Peso na Balança
Monarco – A Voz do Samba
Cristina Buarque – Resgate

Como vocês podem ver, são artistas gabaritados. Bambas. Discos sensacionais que só existiram porque um japonês amante de samba tomou a iniciativa. Sim, porque nos anos 80, as gravadoras só queriam gravar Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho e outros pagodes. Samba, com o formato de samba da antiga, estava fora de moda... Ainda bem que tinha um japonês no meio da história.

Valeu, Tanaka.

3 comentários:

Esperando Godot... disse...

Oi, André! Um achado seu blog... um presente para amantes do samba, de suas histórias e dramas. Obrigada! Estarei por perto agora.

Anônimo disse...

andré, alguns desses já existem em cd no brasil. o do monarco por exemplo consta há muito tempo no catálogo da kuarup, o mesmo vale para o doce recordação da v.g da portela.

o peso na balança é que de fato só existe em vinil no brasil, e ainda assim não é fácil de encontrar quem tenha ... tem umas digitalizações que rolam por aí e acaba sendo assim que a turma ouve. com o cd pelo menos dará pra ter um registro melhor de um dos melhores discos do wilson moreira.

abs

Anônimo disse...

O importante é conhecer, divulgar e cantar (o mais importante de todos). Dá-lhe Tanaka, da-lhe André Piruca, dá-lhe o Peso na Balança, samba popular falando sério, até você vai acabar sambando, mané...

Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.