5 de março de 2007

Nelson Sargento - Estevão Ciavatta Pantoja

Documentários

Nelson Sargento tem toda a sua história ligada à Mangueira. Conviveu com os grandes baluartes fundadores da Estação Primeira. Foi amigo de Carlos Cachaça e Cartola. Seus sambas tem a dolência gostosa típica dos sambas do morro.

O morro era muito mais romântico antigamente. Nelson Sargento tinha 72 anos quando foi filmado este documentário (1997) e já sentia muita saudade dos tempos idos. Hoje, dez anos depois, ainda faz o seu sambinha na cadência gostosa dos antigos sambas de terreiro.

É dele e de Alfredo Português o samba-enredo As quatro estações (Primavera), considerado um dos mais belos de todos os tempos. É dele também o clássico Agoniza mas não morre, um clássico do samba.

Ele ainda participou, juntamente com outros bambas (como Paulinho da Viola, Anescarzinho do Salgueiro, Elton Medeiros, Jair do Cavaquinho, Zé Kéti, Jair Cruz, Oscar Bigode e Mauro Duarte) dos conjuntos Voz do Morro, Rosa de Ouro e Cinco Crioulos.

Com vocês, Nelson Sargento de Mangueira
Clique aqui para assistir

2 comentários:

Anônimo disse...

ola!
Nego veio André,aqui quem vos escreve é o Jó o blogg é BAMBA!
abraço.

Anônimo disse...

Seruga, Selnol Sartengo!

Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.