21 de fevereiro de 2013

Sesc Belenzinho promove espetáculo em homenagem ao clássico "Onze Sambas e Uma Capoeira"

O ano era 1966 e havia um bar, na cidade de São Paulo, que reunia jornalistas, artistas e intelectuais. Os frequentadores buscavam ouvir música popular brasileira de qualidade, algo cada vez mais difícil em tempos de iê iê iê e da invasão da música estrangeira no Brasil. O nome deste bar era Jogral, fundado por dois amigos, o músico Luis Carlos Paraná e o publicitário Marcus Pereira e, entre os boêmios que por lá faziam ronda, estava o biólogo Paulo Vanzolini.

No Jogral, formou-se um núcleo de músicos de alto valor. Marcus Pereira viu ali, então, a oportunidade de produzir um LP (a ser distribuído aos clientes de sua agência de publicidade) registrando estes nomes e exaltando, em seu primeiro lançamento, as canções do biólogo que frequentava aquele reduto boêmio. Eram onze sambas e uma capoeira de Paulo Vanzolini.

O disco, que depois entraria para a história da música popular brasileira, contava com a participação de Chico Buarque, Mauricy Moura, Cristina Buarque, Adauto Santos, Cláudia Moreno e do coprodutor e sócio de Marcus Pereira, Luis Carlos Paraná. Lançado em 1967, “Onze Sambas e Uma Capoeira” foi o embrião para a gênese, seis anos depois, do selo Marcus Pereira Discos. Em 1975, o já clássico álbum foi relançado, já que a edição original havia sido de baixa tiragem e distribuído apenas aos clientes da agência de publicidade de Marcus Pereira.

Recentemente trazido de volta às lojas pela EMI (herdeira do catálogo da Marcus Pereira Discos), o disco é de audição obrigatória àqueles que buscam conhecer melhor a obra de Paulo Vanzolini, um dos maiores sambistas de todos os tempos. 

Nos próximos dias 23 e 24, dentro do “Projeto Álbum", que visa a celebração de discos históricos da música popular brasileira, o Sesc Belenzinho promove a apresentação de Paulo Vanzolini, com a presença de Cristina Buarque, Cláudia Moreno, Carlinhos Vergueiro e Ana Bernardo.

Cristina Buarque e Cláudia Moreno participaram do álbum e, 46 anos depois, voltam a interpretar os sambas de Vanzolini. Já Ana Bernardo e Carlinhos Vergueiro apresentarão as faixas gravadas pelos já falecidos Mauricy, Paraná e Adauto. Paulo Vanzolini ainda contará histórias do disco e reunirá todos os convidados para cantar a “Capoeira do Arnaldo”.

Entre os clássicos sambas de Paulo Vanzolini registrados neste álbum - o primeiro a ser lançado com suas composições - estão “Samba erudito”, “Amor de trapo e farrapo”, “Chorava no meio da rua”, “Ronda”, “Praça Clóvis” e “Volta por cima”.

Ítalo Peron, no violão e nos arranjos; Pratinha, na flauta e no bandolim; Maycon Mesquita, no trompete; André Tinoco, no trombone e Adriano Busko, na percussão, formam o conjunto que acompanhará Paulo Vanzolini no espetáculo. 

Serviço:

Projeto Álbum: Paulo Vanzolini - Onze Sambas e Uma Capoeira
Local: Sesc Belenzinho
Endereço: 
Rua Padre Adelino, 1000 - Belenzinho – São Paulo/SP
Data: 23 e 24 de fevereiro (sábado e domingo)
Horário: 21h (sábado) e 18h (domingo)

Valor: de 8 a 36 reais

Confira Cristina Buarque cantando "Chorava no meio da rua", na gravação original, de 1967:

Nenhum comentário:

Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.