4 de fevereiro de 2013

Pega o Lenço e Vai 2013


"São Pedro colaborou!", pensaram todos, quando sobre a manhã do dia 2 de fevereiro, dia de Iemanjá, se abateu um luminoso Sol. Era dia de desfile do Bloco de Samba Pega o Lenço e Vai. A celebração era justa: durante toda a semana, bem como nos ensaios e no desfile do ano anterior, choveu. Parecia uma resposta da natureza ao samba "Pobre bem-te-vi" (... o céu chorou pois não pode suportar / o lamento angustiante que um pobre pássaro fez soar...), de Tuco e Lo Ré, que contagiou os integrantes da agremiação no primeiro ano de desfile, em 2011.

A comemoração, no entanto, foi precipitada. À medida que as horas avançavam, as nuvens negras se aproximavam. O céu queria chorar, pois não poderia suportar o cantar feliz que aquele bloco se faria soar. Quando, finalmente, os sambistas se postaram à rua, no primeiro rufar de tamborim, caiu a primeira gota. O céu já estava completamente escuro.

Mesmo assim, o "esquenta" começou. O samba era Saudade dela, composição feita há mais de 40 anos por João do Violão, compositor de mão cheia, autor - ao lado de Luiz Antônio - de um dos maiores clássicos da música brasileira, Eu bebo sim. Tendo feito a composição, originalmente um maxixe, há tanto tempo, é natural que a emoção de vê-la ser entoada por um Bloco de Samba uníssono tenha sido tão grande. 

Enquanto se esquentava o Bloco, repetindo, por vezes e mais vezes, Saudade dela, o céu, finalmente chorou. E chorou pra valer. Abriu o berreiro. Não podemos chamar de tempestade tal precipitação. Era dilúvio mesmo. A solução foi migrar para dentro do Centro Cultural Dona Leonor, sede do Bloco e do Projeto Samba de Terreiro de Mauá, e esperar o aguaceiro passar. 

Como o dilúvio demorou a passar - a calçada virou rio e muita água entrou para dentro do antigo Bar do Buiú - o jeito foi continuar esquentando o coro, o couro e as cordas, cantando os sambas dos anos anteriores. 

Quando, finalmente, a chuva cessou, os foliões (que neste caso fazem mais que folia, pois o Bloco visa fortalecer a memória social brasileira - são, portanto, também, militantes) novamente se organizaram para descer a Rua San Juan. Após novamente ser entoado o antigo maxixe ("Era saudade dela, perdi um amor e ganhei uma saudade / outro amor seria a solução pra minha dor..."), o contingente começou a descer a ladeira.

Na sequência veio o samba enredo, composto pela trinca Edinho, Léo e Danilão, que também fizeram as homenagens a João Candido e Luiza Mahin, figuras de destaque da negritude brasileira, nos anos anteriores. É importante ressaltar que um dos principais intuitos do Pega o Lenço e Vai é fortalecer a Lei 10.693/2003, que garante o ensino da história do negro nas escolas. Como a lei custa a pegar, o Bloco faz sua parte, evocando o valor daqueles que a historiografia "oficial" prefere minimizar.

Eis o samba:


Luiz Gama, o trovador da liberdade (Danilão / Leonardo / Edinho)

Nascia na Bahia de São Salvador
O grande Getulino trovador
No comércio da ilegalidade foi vendido como escravo
Aos dez anos de idade, não desistiu e lutou
Lutou, lutou
Contra a monarquia do escravizador
E pelo escravo Jacinto foi inspirado a fazer seu maior feito
E então foi coroado como rábula nos tribunais
Quinhentos negros ou mais por ele foram libertados

Eis aqui, o nosso Orfeu de carapinha
Luiz Gama, o grande Getulino libertador

O samba estava na rua, as melodias eram emanadas pelo asfalto, contagiando curiosos, que saiam à janela, se penduravam nas varandas e deixavam o comércio por um instante para beber desta rica vertente da música brasileira, marginalizada, há décadas, pela indústria cultural. Seguiram-se os sambas: Velhos professores (Saci e Edinho), Lágrimas (Fernando Paiva e Tuco), Lua cruel (Lo Ré) e Por que choras? (Careca, Edinho e Marcelo Baseado)

Uma tradição firmada pelo Bloco no primeiro Carnaval manda que, todo ano, um samba curto seja cantado, para os versadores mandarem o recado. Como nos outros carnavais, o samba foi de Careca:

Sai da minha frente (Careca) 


Pode chegar com a sua bateria
Eu sou valente
Meu pessoal é de antigamente
Vai atropelar
Sai da minha frente!

Foi com os improvisos dos partideiros presentes que findou-se mais um desfile do Bloco de Samba Pega o Lenço e Vai!, encerrando mais um ciclo, iniciado em outubro de 2012, quando foi definido que o tema do Carnaval deste ano seria Luiz Gama. 

Agora, é preciso manter a chama acesa, o estandarte levantado. Para isso, é necessário que o Bloco fique em atividade durante todo o ano. Será neste 2013 que se iniciarão os encontros do chamado "meio de ano"? Uma Ala de Compositores de talento já existe, vontade de cantar os sambas novos e seguir compondo também não faltam. Debates a respeito desta proposta já foram realizados.

Confira abaixo a proposta do Bloco, o enredo deste ano e as letras dos sambas:



2 comentários:

Vinicius Leandro Terror disse...

Ah, como eu queria estar lá....

Jana Inocencio disse...

Me emocionei ao ler o texto,
parabéns mais uma vez Piruca,
parabéns a todos que organizaram e participaram desse ato de cidadania.

Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.