

Do couro do cabrito, do boi, do bode, do gato é que o bom malandro faz samba. Jacarandá, massaranduba, embaúba, pinho e aço, mas sem embaraço, vai logo pra debaixo do braço de algum tocador. Com algum tira-gosto, cerveja e cachaça, a graça no rosto de todos se espalha... Com a palha na cabeça, mas por favor, não se esqueça: o samba é de todos!
Em 2010, celebramos o centenário do maior nome do samba paulista de todos os tempos, João Rubinato, popularmente conhecido como Adoniran Barbosa. Para honrar e dignificar ainda mais seu já consagrado nome, diversas homenagens serão rendidas a ele. O Couro do Cabrito, compartilhando desse mesmo espírito de louvação, designou o ano de 2010 como o “Ano Adoniran Barbosa”. E nesta primeira postagem do ano a respeito desse grande mestre, o destaque é para duas séries de shows que acontecerão em São Paulo nos próximos dias.
A partir de hoje (dia 21) até a próxima quarta-feira (27), teremos apresentações diárias na Casa de Francisca. Maurício Pereira abre a programação, seguido por Wandi Doratiotto e Danilo Morais na noite de sexta. No sábado, o cantor Passoca, que tem um disco gravado só com inéditas de Adoniran, é a estrela da noite.
Paulo Vanzolini, outro monstro sagrado do samba de São Paulo, terá a honra de se apresentar duas vezes, no domingo (24)e na segunda (25), aniversário da cidade de São Paulo. Na terça, Roberto Seresteiro, uma das boas revelações da noite paulistana, canta alguns sambas do mestre Adoniran acompanhado de ótimos instrumentistas como Lucas Arantes (cavaco), João Camareiro (violão e cordas) e Alfredo Castro, o popular Alfredão (percussão).
Por fim, fechando esta valorosa série de shows,teremos apresentação de Kiko Dinucci, excelente artista (tanto no campo da música como nas artes gráficas) e admirador incansável da obra de Adoniran. Os ingressos variam de 19 a 53 reais.
A outra série de apresentações se dará no SESC Vila Mariana, onde será lançado o CD em homenagem aos 100 anos do sambista. Maria Alcina, Cristina Buarque, Virgínia Rosa, Verônica Ferriani, Patty Ascher, Oswaldinho da Cuíca e Márcia Castro subirão ao palco nos dias 23, 24 e 25 de janeiro. Os ingressos mais baratos serão comercializados a R$ 7,50 e os mais caros a 30 reais.
Casa de Francisca: Rua José Maria Lisboa 190, Jardim Paulista - São Paulo/SPCompositor de grande talento e um dos maiores expoentes do samba de São Paulo, Eduardo Gudin abre o ano de 2010 comemorando 15 anos do surgimento de seu grupo, o Notícias Dum Brasil. Para celebrar tal data, o artista se apresentará ao lado de seu conjunto no Teatro do Sesc Pompéia neste final de semana (dias 16 e 17). O evento contará com a participação de intérpretes que integraram as primeiras formações do Notícias Dum Brasil como Fabiana Cozza, Mônica Salmaso, Renato Braz, Luciana Alves, Márcia Lopes, Luís Bastos, Maria Martha, Edson Montenegro, Luciana Alves, Marilise Rossatto e Selma Boragian.
Juntamente com o grupo, Gudin gravou três discos: “Eduardo Gudin & Notícias Dum Brasil” (1995), “Pra tirar o chapéu” (1998) e “Um jeito de fazer samba” (2006), sempre atingindo sucesso de crítica. Neste espetáculo, deve apresentar sambas registrados nesses álbuns, além de alguns clássicos de sua obra como “Velho ateu” (com Roberto Riberti) e “Longe de casa eu choro” (com Paulo Vanzolini).
Eduardo Gudin subirá ao palco acompanhado de Ilana Volcov, Karina Ninni, Maurício Sant’anna, Osvaldo Reis, Jorginho Cebion, Ewerton de Almeida e Raphael Moreira, sendo esta a atual formação do conjunto. Além deles, Teco Cardoso (sopros) e Milton Mori (cavaquinho e bandolim) completam o escrete. A direção fica por conta de Fernando Faro, amigo pessoal do músico e idealizador do programa ENSAIO, da TV Cultura. Os ingressos variam de 7 a 28 reais.