8 de novembro de 2010

Samba de Fato, Cristina e Elton celebram Mauro Duarte - resenha

O ótimo conjunto Samba de Fato e a "batalhadora" Cristina Buarque subiram ao palco da Choperia do Sesc Pompéia para interpretar as grandes composições do mestre Mauro Duarte na última quinta-feira com a disposição de sempre: naquele clima de roda de samba que faz transparecer a espontaneidade do samba, mas sempre cuidando de interpretar as músicas com arranjos bem destacados e fiéis às gravações do disco, que deu origem ao espetáculo.

Samba após samba, as melodias caprichosas de Mauro Duarte invadiram o recinto. Nem é preciso dizer que sambistas de vários costados estavam presentes no Sesc Pompéia, prestigiando umas das melhores rodas de samba do Brasil.

No palco, o ponto alto foi a participação de Elton Medeiros, 80 anos, parceiro de Mauro Duarte e baluarte da cultura popular brasileira. O bamba cantou algumas parcerias marcantes como "Maioria sem nenhum", samba de protesto que ficou dez anos sem poder ser tocado nas rádios por conta da censura da ditadura militar.

Presenciar uma apresentação de Elton Medeiros é uma aula de história de samba, de cultura, de arte, de brasilidade - ainda mais quando acompanhado de talentosos músicos, como foi o caso deste belíssimo show.

Ao final, a roda de samba foi desligada da tomada, desceu do palco e celebrou com todos os presentes mais alguns sambas de Mauro Duarte. Uma grande noite de samba.

Avaliação: **** (ótimo)

Nenhum comentário:

Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.