16 de novembro de 2010

O fim de semana dos mil sambas

Foi uma grande festa de samba. Uma grande celebração do nosso ritmo mais popular, mais representativo e mais apaixonante da cultura popular brasileira. Reunidos numa chácara em Atibaia, interior de São Paulo, sambistas de todo o Brasil confraternizaram e celebraram durante três dias o lançamento do disco "Peso é Peso", do Tuco & Batalhão de Sambistas. 

Segundo estimativas, cerca de duzentos sambistas passaram pela Chácara Bambuzal neste fim de semana homérico. O "fim de semana dos mil sambas", teve vários "momentos apotéoticos", como disse o próprio Tuco. Reunidos, sambistas de Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte, Santos, Campinas e região, Uberlândia, Rio de Janeiro, além de outras dezenas de batuqueiros de várias quebradas da Paulicéia e de outros cantos do nosso Brasilão cantaram, sambaram e extravasaram toda a alegria contida no coração de cada um.

Dormia-se e acordava-se ao som de pandeiros, tamborins, cavacos e violões. Não havia um instante sequer, durante estes três dias, que não houvesse ao menos um sambista empunhando um violão ou um cavaco. Foi um fim de semana com muito samba, mas também choro e seresta. Foi um fim de semana de muita confraternização, amizade, respeito, consideração, amor, alegria e emoção.

Quem esteve lá jamais irá se esquecer da roda de samba do domingo, às 9 e meia da manhã. Nem a roda de samba da beira da piscina do domingo à tarde. O que dizer, então, do choro na sala?

Quem viu, jamais irá deixar de se emocionar com as lembranças destes dias que hão de ficar para a história do samba. Emocionado, cantei e senti meu coração apertado, pequeno, quando vi a apresentação do Tuco e seu Batalhão, num palco improvisado, com tudo desligado, com os arranjos absolutamente mágicos deste time da pesada. Realmente, peso é peso.

Quem viveu estes momentos, voltou para casa extasiado. Jamais deixarei de me emocionar ao lembrar desta reunião de tanta gente boa. Cada abraço, cada palavra, cada diálogo, tudo deve ser registrado. Os mil sambas ecoaram divinamente ao longo de três dias. O grande batalhão de sambistas recebeu outras dezenas de soldados à serviço do samba. Momentos em que contei sete cavacos na roda de samba. Ou aquele instante em que ecoou o verso "preparem seus tamborins!" e a resposta foi uma sincronia de uns dez tamborins atacando na resposta.

Gostaria de agradecer a todos por tudo isto que vivemos. À Noeli e ao Tuco, agradecimentos eternos por terem proporcionado esta grande farra. E a todos os sambistas que esquentaram o couro nestes dias, MUITO OBRIGADO. Levarei para sempre estes dias na minha mente. Dias em que senti o samba em sua plenitude, em sua pureza, em sua essência.

Salve o samba!!!!!

4 comentários:

Fernando Paiva disse...

André, você é brasa demais. Traduziu com perfeição o fim de semana. Obrigado pelo serviço que presta a todos nós, sempre. Grande abraço e espero você aqui em Uberlândia.

Ary Marcos disse...

Andrezão, parcerão, foi isso mesmo. Tuas palavras são o eco do que aconteceu nestes dias.
Tenho refletido esses dois dias após que é possivel sim um mundo melhor em que as pessoas se respeitam e só fazem é celebrar a vida com alegria e emoção.
Vai ser dificil frequentar um roda de samba sem fazer referencia ao que presenciamos.
Parabéns a todos e muito obrigado. Sou feliz por conhecer todos vcs.

Dôga disse...

Que maravilha Piruca! Inesquecível esse final de semana!
Abração

Artur de Bem disse...

Bide!

Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.