1 de setembro de 2010

Corinthians 100

Só vou render esta homenagem aos meus arquirrivais porque eu acordei de bom humor e vi que o samba do Billy Blanco é muito bom, caso contrário, jamais faria isso. Acontece que hoje é centenário do Corinthians, que, a despeito de sua meia dúzia de torcedores extremamente chatos e inconvenientes, é uma instituição respeitável: tem uma torcida fanática e protagonizou alguns capítulos importantes da nossa história, como a Democracia Corinthiana, nos anos 80.

Pois bem, se no Rio de Janeiro os grandes sambistas se dividem na torcida pelos quatro grandes clubes, aqui em São Paulo é diferente. Afinal, Germano Mathias, Adoniran Barbosa, Henricão e Geraldo Filme eram todos corinthianos. E se faltam homenagens aos outros times, ao "Timão", não.

Buscando alguma música para colocar aqui achei a emblemática: "Corinthians, campeão do centenário", de Billy Blanco, gravada por Jamelão. Claro que não se trata de uma profecia, pois provavelmente o Corinthians vai passar em branco neste 2010. No entanto, o time do Parque São Jorge é conhecido como "campeão dos centenários", já que foi campeão paulista em 1922 (centenário da Independência do Brasil) e em 1954 (4º centenário da cidade de São Paulo).

Esta gravação, de 1955, obviamente trata desta última conquista citada. E quando ele fala em "bi", podemos pensar em duas hipóteses: ou ele se refere aos dois títulos de 1954 (Paulista e Rio-São Paulo) ou então aos dois títulos em centenários (Paulistas de 1922 e 1954).

Na gravação ele cita os rivais da cidade de São Paulo (da cidade, vejam bem, e somente por isso não cita o grandioso, glorioso e maioral Santos Futebol Clube) e relembra até o mascote mosqueteiro, que não é muito lembrado nos dias de hoje.

Corinthians, campeão do centenário (Billy Blanco) - canta Jamelão

Procurei uma rima pra Corinthians
Não encontrei, mas achei a solução.
Soltei o Mosqueteiro no gramado, pra ser chamado:
Corinthians do Centenário, Bi-campeão!

Peço ao Palmeiras que explique à Portuguesa
São Paulo e Juventus compreenderão com certeza
Corinthians era difícil de rimar
Eu tinha de arranjar a solução
Então, soltei o Mosqueteiro no gramado pra ser chamado:
Corinthians do Centenário, Bi-campeão!

4 comentários:

Francis disse...

A embora falar de "time" futebol gera sempre polêmica e mais polêmica como sambista agradeço a lembrança o Corinthians merece viva o timão viva o samba !!!!!!!!!

Anônimo disse...

troca o "C" por "S", o rubro pelo alvinegro que irá te cair bem o manto sagrado!
alfredão.

André Carvalho disse...

Meu alvinegro é outro, meu camarada!

Anônimo disse...

Baléla... É óbvio que o autor cita os cinco maiores clubes do ESTADO de São Paulo. Se fossem seis os clubes citados, aí sim a disputa seria boa entre Portuguesa Santista e Santos, que disputam o título de maior time do litoral. Porém o Santos leva ligeira vantagem por possuir refletores no estádio.

Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.