23 de setembro de 2010

Roberto Seresteiro e o samba-canção

Samba-canção foi o tema que Roberto Seresteiro, juntamente de seu luxuoso Regional Imperial, apresentou na Casa da Palavra, em Santo André, no último sábado.

O evento era o terceiro da série "Eu sou o samba. Vocês me conhecem? 2ª edição", que tem como objetivo iluminar os diferentes tipos de samba e apresentar suas principais características e histórias, através de bate-papo e interpretações das obras de consagrados autores.

Roberto Seresteiro é um grande admirador, estudioso e cantor de sambas-canções. Além disso, sua eloquência também ajudou muito em sua explanação sobre o "sub-ritmo". Ele falou da origem do samba-canção, que foi uma mescla das canções, de origem lusa, com nosso brasileiríssimo samba.

Lupicínio Rodrigues, Herivelto Martins, Ary Barroso, Adelino Moreira, Cartola e outros ases foram interpretados pelo caprichoso Regional Imperial, formado por João Camarero (violão de 7), Junior Pita (violão), Lucas Arantes (cavaco) e Rafael Toledo (pandeiro).

Se não temos mais compositores de samba-canção na atualidade, como bem frisou o Roberto Seresteiro em determinada passagem, podemos ficar tranquilos quanto aos músicos e interpretes do ritmo: se depender deste Regional e deste Seresteiro, o samba-canção vai longe.

Nenhum comentário:

Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.