6 de abril de 2010

Nasci para sonhar e cantar - Dona Ivone Lara: a mulher no samba (Mila Burns)

Dona Ivone Lara é a grande dama do samba. Uma mulher que quebrou barreiras ao se lançar no terreiro de uma escola de samba, o Império Serrano, como compositora, fato inédito até então. Também teve uma vida profissional marcada pela autonomia, numa época onde as mulheres ainda buscavam seu espaço no mercado de trabalho: foi enfermeira e assistente social e se aposentou nestas funções. Por estas e outras, já era mais do que merecido que houvesse uma publicação que contasse sua vida.

“Nasci para sonhar e cantar - Dona Ivone Lara: a mulher no samba”, da jornalista e antropóloga Mila Burns, é fruto de uma longa pesquisa acadêmica onde a autora procura, através da biografia de Dona Ivone, situar o papel da mulher no mundo do samba. Se por um lado, o livro cumpre seu objetivo de destacar o importante papel delas no samba e na música popular brasileira, faltou uma preocupação maior com dados relevantes para a biografia de Ivone Lara. Se houvesse no livro uma discografia, musicografia, sambas inéditos e um trabalho iconográfico maior, certamente a publicação seria muito mais rica.

As muitas horas de entrevista da autora com a sambista, no entanto, garantem a boa leitura e nos remetem a um Rio de Janeiro muito diferente da metrópole dos dias de hoje. A vida de Ivone Lara é cheia de histórias boas, repletas de superação e vitórias. Ainda menina, ficou órfã e viveu boa parte de sua mocidade num internato de moças. Lá, aprendeu música erudita, que somada às aulas de samba que tinha com os primos em Madureira aos finais de semana, garantiu a formação musical de uma das mais completas cantoras da história da música brasileira.

Sua investida no samba e no Império também é relatada. Neste ponto, porém, mais uma vez faltou profundidade de pesquisa. Muitos dos leitores deste livro são apaixonados e conhecedores da história do samba e qualquer análise simplista de fatos históricos, além de não ser satisfatória, pode levar a equívocos em futuros estudos que levem em conta informações contidas nesta edição.

Acredito que, por ser um livro com ricas histórias contadas pela própria biografada, o valor deste livro é inegável. Porém acredito ainda não ser esta, a biografia definitiva de Dona Ivone Lara, a grande dama do samba.

Avaliação: ** (regular)

Nasci para sonhar e cantar - Dona Ivone Lara: a mulher no samba
Autora: Mila Burns
Editora: Record
Ano: 2009
Preço sugerido: R$ 32,00

4 comentários:

Fernando Paiva disse...

Pois é, André. Eu sinto muita falta deste tipo de informação nos livros que são escritos sobre samba hoje em dia. Qual foi o primeiro samba da Dona Ivone? Quantos inéditos ela tem? E editados? Quem já gravou Dona Ivone? Com que compositores do Império ela já fez samba? Quais sambas-enredo ela compôs e que não foram vencedores na escola? Compôs com compositores de outras escolas de samba? E as curiosidades dos discos já lançados, com ficha técnica e tudo... onde estão? Quando folheei o livro na Saraiva, não comprei porque não vi tais informações. Uma pena.

André Carvalho disse...

Isso mesmo, Fernando. Mas fica aí a sugestão para uma possível segunda edição do livro. Abraço!

Marília Pereira de Carvalho disse...

Falou e disse!
Terminei de ler a cantarolar:


Nasci Pra Sonhar E Cantar
(Dona Ivone Lara)

"O que trago dentro de mim preciso revelar
Eu solto um mundo de tristeza que a vida me dá
Me exponho a tanta emoção
Nasci pra sonhar e cantar
Na busca incessante do amor
Que desejo encontrar

Quanta gente por aí que não terá
A metade do prazer que sei gastar
No amor sou madrugada
Que aquece e não esquece
E há sempre um amanhã
Para o seu pranto secar"


Quanto a mais informações sobre a Dona Ivone, no dicionário Cravo Albin tem um detalhamento legal.
http://www.dicionariompb.com.br/dona-ivone-lara/dados-artisticos

Anônimo disse...

Getúlio Vargas! O grande presidente ditador!

Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.