1 de dezembro de 2009

Ismael, Cristina, Roberto Martins, Samba de Fato e outras cositas mas...

Em duas semanas, Cristina Buarque participou de dois shows-homenagens a valorosos sambistas do passado: Ismael Silva e Roberto Martins. No primeiro, realizado no Teatro Paulo Autran, no SESC Pinheiro, atuou ao lado de Barão do Pandeiro, Ná Ozzetti e Jards Macalé, numa bela apresentação que relembrou clássicos do sambista do Estácio de Sá. Já a segunda apresentação, o tributo ao centenário de Roberto Martins, foi disparado um dos melhores shows do ano, muito pelo magistral acompanhamento do excelente conjunto carioca Samba de Fato.

Cristina e o Samba de Fato (formado por Pedro Amorim, Pedro Miranda, Paulino Dias e Alfredo Del Penho) lançaram, recentemente, um disco em homenagem a Mauro Duarte. O repertório foi fruto de extensa pesquisa e resultou num trabalho belíssimo. Para o show em homenagem a Roberto Martins, também foi feito uma grande pesquisa de repertório, que, combinado aos belos arranjos e à sólida interpretação dos músicos, resultou num melhores shows de samba dos últimos anos. Após o show, Alfredo Del Penho ainda comentou comigo: "E os sambas que ficaram de fora também são excelentes. Foi difícil escolher o repertório".

Alfredo Del Penho é um violonista de mão cheia e canta muito bem. Pedro Amorim toca um bandolim de centro que só vendo e também tem um belo vozeirão. Pedro Miranda bate seu pandeiro com firmeza e Paulino Dias, como bem falou Del Penho, é um atleta. Isso porque ele toca surdo com uma mão e tamborim com a outra, depois toca caixa e surdo e por aí vai. Completando a esquadra, a Cristina Buarque, que só se junta a sambistas que entendem o samba como ela.

E o que falar do homenageado Roberto Martins, autor de clássicos como Pedreiro Waldemar (com Wilson Batista), Barulho no Morro e outras jóias? Brasa!!

Uma esquadra e tanto. Um homenageado e tanto. Um espetáculo e tanto
.

Avaliações:
São Ismael do Samba: *** (bom)
Homenagem a Roberto Martins: **** (ótimo)

3 comentários:

Mateus (Mireiro) disse...

Meu caro André, vulgo Peruca

faltou um post antecipado com suas dicas para o dia nacional do samba. Mas já que não rolou, espero a resenha crítica das atrações que você frequentou.

Abraços Camarada
Mateus

Artur de Bem disse...

"Brasa"
hahahaha

Unknown disse...

A apresentação foi sensacional...

Peguei a dica aqui de última hora e foi show de bola.

Valeu,

Léo - Itaquera.

Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.