24 de janeiro de 2013

Tristeza (A tristeza me persegue) (Heitor dos Prazeres - João da Gente)

GRANDES BRASAS DA HISTÓRIA

"A tristeza me persegue
Ora, vejam que martírios meus 
Muito embora na orgia 
Eu não tenho alegria"

Os versos de Heitor dos Prazeres contagiavam os sambistas de Oswaldo Cruz. Era um legítimo samba de terreiro, curto, contagiante, feito de apenas uma parte. A segunda, os versadores, hábeis na arte da improvisação, e dotados de voz possante, é que davam o recado. Havia um que era especialmente bom: João da Gente. 

Heitor dos Prazeres era sambista que tinha trânsito no asfalto e no morro - no caso da Portela, roça, mesmo, já que na primeira metade do século passado, a urbanização ainda não havia chegado às regiões afastadas de Oswaldo Cruz. Foi levado para a agremiação azul e branca pelas mãos de Paulo da Portela e, bamba que era, emplacou grandes sambas naquele terreiro. Como também era personagem de destaque do cenário do samba "da cidade", gravava muito, levando, eventualmente, alguns sucessos de sua Escola para a cera dos 78 rotações por minuto. 

O samba "Tristeza (A tristeza me persegue)" foi gravado em 1930, por Januário de Oliveira, em uma época em que os registros ainda tinham grande influência do maxixe - logo suplantado pelo ritmo desenvolvido no Estácio de Sá, que persiste até os dias de hoje. 

Este ritmo quente já se faz presente, com tamborins afiados, na gravação de Roberto Paiva, de 1944. Esta versão, no entanto, traz como parceiro de Heitor dos Prazeres, ao invés de João da Gente - que criou os versos registrados na gravação original -, o compositor Herivelto Martins. 

Heitor modificou a primeira parte e Herivelto criou uma nova segunda. O samba ficou assim:

A tristeza me persegue
Aumentando os sofrimentos meus
Vai-se a noite e vem o dia
E eu não tenho alegria (eu, não)

Deve haver um responsável
Pela minha solidão
Sempre existe algum culpado
E a tristeza é de um coração

Quando Paulinho da Viola reuniu a Velha Guarda da Portela e concebeu o disco "Portela Passado de Glória", João da Gente regravou o samba, com a primeira parte original e outros versos de improviso. Depois a música seria gravada, ainda, duas vezes: por Zeca Pagodinho, em 1998, e por Nilton Paes, em 2003.

Escute, abaixo, as três primeiras gravações da música.

Tristeza (A tristeza me persegue) (Heitor dos Prazeres - João da Gente) canta Januário de Oliveira - 1930
A tristeza (Heitor dos Prazeres - Herivelto Martins) canta Roberto Paiva - 1944
Tristeza (A tristeza me persegue) (Heitor dos Prazeres - João da Gente) canta João da Gente - 1970

 

Nenhum comentário:

Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.