28 de março de 2011

Terra Brasileira

Nestas linhas, irei reparar uma injustiça histórica. Sim, pois apesar da admiração que cultivo há algum tempo, ainda não havia dedicado um texto exclusivo para os sambistas do Projeto Comunitário de Resgate à Velha Guarda Terra Brasileira. Sambistas de fato, que cultuam o samba com muito respeito e adoração.

Neste sábado, fui ao Brás, na belíssima sede da agremiação. O samba ecoava em alto e bom som e já da calçada se podia ouvir o rufar dos tamborins, a grave marcação do surdo e um belíssimo "lençol de vozes", fazendo um coro de tirar o chapéu.

Muitos amigos estavam presentes. E quando entrei, logo me lembrei da primeira vez em que fui ao Terra, em 2008, atendendo um convide de meu bom amigo Ary Marcos e levado pelas mãos de uma outra grande amiga, a Julia, sambista de mão cheia. Era no Belém, e foi naquele sábado que pude sentir a beleza que é a roda do Terra Brasileira. Tamanha hospitalidade com que fui recebido por Rogerinho, Márcio, Robson, e tantos outros que ainda fazem parte da agremiação (bem como outros que hoje estão ecoando os tamborins e os pandeiros em outras rodas de samba), me fizeram voltar muitas vezes naquele terreiro.

Neste último fim de semana, fui conhecer o local onde eles estão armando o samba desde que saíram do Belém, um agradável espaço no Brás. A roda está mais redonda, e a presença de uma jovem cavaquinista, ainda saindo da infância, é algo mágico, a se relatar. Bem como a garotinha, que canta todos os sambas, com uma emoção que pode ser transmitida a todos os presentes. As duas meninas são filhas de integrantes do Terra Brasileira. Sambistas desde cedo.

Além das duas garotinhas, ótimos ritmistas, cavaquinistas e violonistas se fazem presente nesta valorosa agremiação. O côro de pastoras também não pode deixar de existir. No repertório, grandes sambas de terreiro. Como se fazia na tradição dos antigos, a parte final é dedicada ao partido alto. E aí, quem tem garrafa vazia para vender, que venda.

É a roda de samba do Terra Brasileira, cada vez mais bonita e cativante.

Quer ouvir um bom samba, num ótimo espaço e ser muito bem recebido? Vá ao Terra.

2 comentários:

Anônimo disse...

Mais um belo texo, Piruca! Ah, e desse turma boa do Terra Brasileira, eu gosto de graça!

Ricardo Santana

Anônimo disse...

Através de relatos como o seu q a cada dia fico mais certa de a nossa pequena Camila está trilhando um caminho de Luz, pois quando se resgata algo tão nobre como o Samba a nossa vida se ilumina. Obrigado a todos que participam desse projeto, que é uma familia.

Janna.

Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.