19 de novembro de 2009

São Ismael do Samba


“Aí vem chegando Ismael. Vamos tirar o chapéu”

Ismael Silva, um dos grandes nomes do samba de todos os tempos, é uma personalidade a sempre ser exaltada. Ele foi um dos sambistas do bairro do Estácio de Sá que ajudaram a moldar o samba nesse formato mais próximo dos desfiles carnavalescos e mais distante do maxixe e das danças de salão. Em outras palavras, ele ajudou a levar o samba do salão para a rua.

Parceiro de Nilton Bastos e Noel Rosa, emplacou diversos sucessos nos anos 30. Na década de 60, após perecer alguns anos no ostracismo, voltou a dar as caras, juntamente com outros monstros sagrados do samba, na lendária casa de samba Zicartola. Alguns anos depois, morreu velho, pobre e sozinho, mas deixou um legado riquíssimo para as gerações posteriores.

Em homenagem a sua rica obra, o SESC Pinheiros apresenta, neste próximo final de semana, o espetáculo São Ismael do Samba. Cristina Buarque, Barão do Pandeiro, Ná Ozzeti e Jards Macalé estarão no palco do Teatro Paulo Autran para cantarem sambas clássicos da obra desse gênio da nossa música. O espetáculo foi concebido Heron Coelho.

Serviço:
São Ismael do Samba
Local: SESC Pinheiros (Rua Paes Leme, 195 - Pinheiros - São Paulo - SP)
Data: 21e 22 de novembro. Sábado, às 21h e domingo, às 18h
Preço: de 5 a 20 reais
Contato: (11) 3095-9400

Seguem dois áudios interessantes sobre Ismael. O primeiro é um depoimento dele para o jornalista Sérgio Cabral (retirado do disco História das Escolas de Samba, de 75) e o segundo é um put-purri em homenagem a ele, com sua participação (do disco O Samba Pede Passagem, de 66).


Nenhum comentário:

Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.