27 de novembro de 2008

João Borba no Clube Anhangüera


João Borba é um excelente compositor e um dos maiores gogós de toda a Paulicéia. Há décadas, canta seus sambas cadenciados em casas de samba, bares, biroscas e pagodes. Nesta sexta, ele será o convidado dos Inimigos do Batente no Projeto Anhangüera dá Samba. É a velha guarda de São Paulo mostrando o que tem pra cantar. O Clube Anhangüera fica na Rua dos Italianos, 1261 e o samba começa por volta das 22h.

21 de novembro de 2008

18 de novembro de 2008

Silvio Caldas em 78 rpm (Victor - 33.712 - 1933)

78 rpm

No passado, no tempo dos discos 78 rotações por minuto, era muito incomum, quase raro, que as duas músicas gravadas no álbum fizessem sucesso. Normalmente, quando isso acontecia (um novo sucesso), o samba do outro lado do disco, o “lado B”, passava batido, não acompanhando as glórias da faixa “co-irmã”.

Entretanto, se por um lado, os compositores da faixa “lado B” do disco não entravam para os anais da música popular brasileira, por outro, ganhavam tanto dinheiro quanto os do “lado A”. Afinal, quem levava para casa o sucesso, que para sempre reverberaria nas mentes e nos corações dos brasileiros de várias gerações, inevitavelmente, acabava levando, de lambuja, estas músicas que ficariam esquecidas por muitos anos.

E o que explica o insucesso (talvez caiba melhor o termo “não-sucesso”) destes sambas do “lado B”? Falta de qualidade certamente não era. Com esta postagem, inauguro a seção “78 rpm”, onde mostrarei exemplos de discos com um grande sucesso da época de um lado e, do outro, sambas que não entraram para a história mas que são “peso na balança”.

Pra começar, vamos com um disco do Silvio Caldas de 1933. Um dos sambas é o famoso “Lenço no pescoço”, de Wilson Batista, que deu origem a lendária polêmica com Noel Rosa (da qual falarei mais detalhadamente no futuro). No outro lado, “Na floresta”, um samba belíssimo, digno da obra do Divino Mestre Cartola.

Victor - 33.712 (1933)

Lado A - Na floresta (Silvio Caldas - Cartola) - Samba
Lado B - Lenço no pescoço (Wilson Batista) - Samba


16 de novembro de 2008

Inaugurado site com acervo de Hermíno Bello de Carvalho


Foi inaugurado na última semana o site com o valiosíssimo acervo do Hermínio Bello de Carvalho. São gravações caseiras raras e diversos documentos acumulados ao longo destas décadas em que ele vem servindo (e muito bem) à Música Popular Brasileira.

4 de novembro de 2008

Mais um blog de samba

Pra quem não é ruim da cabeça nem doente do pé, vai uma dica de blog de samba bom. É o Lira do Povo. Lá é possível baixar LPs e velharias de 78 rpm.
Aproveitem.
Creative Commons License
O Couro do Cabrito by André Carvalho is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 3.0 Brasil License.
Permissions beyond the scope of this license may be available at www.creativecommons.org.br.