Samba-canção foi o tema que Roberto Seresteiro, juntamente de seu luxuoso Regional Imperial, apresentou na Casa da Palavra, em Santo André, no último sábado.
O evento era o terceiro da série "Eu sou o samba. Vocês me conhecem? 2ª edição", que tem como objetivo iluminar os diferentes tipos de samba e apresentar suas principais características e histórias, através de bate-papo e interpretações das obras de consagrados autores.
Roberto Seresteiro é um grande admirador, estudioso e cantor de sambas-canções. Além disso, sua eloquência também ajudou muito em sua explanação sobre o "sub-ritmo". Ele falou da origem do samba-canção, que foi uma mescla das canções, de origem lusa, com nosso brasileiríssimo samba.
Lupicínio Rodrigues, Herivelto Martins, Ary Barroso, Adelino Moreira, Cartola e outros ases foram interpretados pelo caprichoso Regional Imperial, formado por João Camarero (violão de 7), Junior Pita (violão), Lucas Arantes (cavaco) e Rafael Toledo (pandeiro).
Se não temos mais compositores de samba-canção na atualidade, como bem frisou o Roberto Seresteiro em determinada passagem, podemos ficar tranquilos quanto aos músicos e interpretes do ritmo: se depender deste Regional e deste Seresteiro, o samba-canção vai longe.
Nenhum comentário:
Postar um comentário