ALBIN, Ricardo Cravo. MPB – A História de um Século. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1998.
ALENCAR, Edigar de. Nosso Sinhô do Samba. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
ALENCAR, Edigar de. Nosso Sinhô do Samba. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
__________________. O carnaval carioca através da música. Rio de Janeiro: Livraria Freitas Bastos, 1965.
__________________. O fabuloso e harmonioso Pixinguinha. Rio de Janeiro: Cátedra, 1979.
__________________.Vida e morte gloriosa de Pixinguinha. Juazeiro do Norte: Mascote, 1981.
ALVARENGA, Oneida. História da Música Popular Brasileira. São Paulo: Globo, 1950.
ALVES, Henrique L. Sua Excelência o Samba. São Paulo: Palma, 1968.
ANDRADE, Mario de. O Samba Rural Paulista. São Paulo: Departamento Municipal de Cultura, 1937.
__________________. Música do Brasil, Curitiba: Editora Guaira Ltda, 1941.
________________. Pequena História da Música, São Paulo: Livraria Martins – Editora MEC, 1976.
ANTÔNIO, João. Zicartola e que tudo mais vá pro inferno. São Paulo: Scipione, 1991.
ARAÚJO, Ari (et. al.). As Escolas de Samba: Um episódio antropofágico/ O amigo da madrugada: O fenômeno Adelzon Alves. Rio de Janeiro: Vozes, 1978.
ARAÚJO, Hiram. Carnaval, seis milênios de história. Rio de Janeiro: Griphus, 2000.
______________. Memória do carnaval. Rio de Janeiro: Oficina do Livro, 1991.
______________ & JÓRIO, Amaury. Natal - O homem de um braço só. Rio de Janeiro: Guavira, 1975.
______________ & JÓRIO, Amaury. Escolas de Samba em desfile - Vida, paixão e sorte. Rio de Janeiro: Poligráfica, 1969.
AUGRAS, Monique. O Brasil do Samba-Enredo. Rio de Janeiro: Editora Fundação Getúlio Vargas, 1998.
AUGUSTO, Alexandre. Moreira da Silva: O último dos Malandros. Rio de Janeiro: Record, 1996.
BARBOSA, Orestes. Samba. Rio de Janeiro: Livraria Educadora, 1933.
BEVILÁQUA, Adriana Magalhães (et. al.). Clementina, cadê você?. Rio de Janeiro: LBA/FUNARTE, 1988.
BLANC, Aldir; SUKMAN, Hugo & VIANNA, Luiz Fernando. Heranças do Samba. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2004.
BORGES, Beatriz. Samba-Canção: Fratura & Paixão. Rio de Janeiro: Codecri, 1982.
BRAIA, Ana. Memórias do Seu Nenê da Vila Matilde. São Paulo: Lemos Editorial, 2000.
BRITTO, Ieda Marques. Samba na cidade de São Paulo (1900-1930): um exercício de resistência cultural. São Paulo: FFLCH-USP, 1986.
CABRAL, Sérgio. As escolas de samba do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Lumiar, 1996.
______________. Pixinguinha, Vida e Obra. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1978 .
______________. As Escolas de Samba - O que, Quem, Como, Onde e Por que. Rio de Janeiro: Editora Fontana Ltda, 1974.
______________. No tempo de Almirante. Rio de Janeiro: Francisco Alves Editora, 1990 .
CAMPOS, Alice Duarte Silva de (et. al.). Um certo Geraldo Pereira. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1983.
CAMPOS, Conceição. A letra brasileira de Paulo César Pinheiro. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2009.
CAMPOS JR. Celso de. Adoniran: Uma biografia. São Paulo: Globo, 2004.
CANDEIA & ISNARD. Escola de Samba. A árvore que perdeu a raiz. Rio de Janeiro: Lidador/Seec, 1978.
CARNEIRO, Edison. Samba de Umbigada. Rio de Janeiro: MEC, 1961.
CARVALHO, Luis Fernando Medeiros de. Ismael Silva: Samba e resistência. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980.
CASTRO, Maurício Barros de. Zicartola. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2004.
CASTRO, Ruy. Carmen: Uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
CAVALCANTI, Maria Laura Viveiros de Castro. Carnaval Carioca: Dos bastidores ao desfile. Rio de Janeiro: Editora UFRJ MINC/FUNARTE. 1994.
CAYMMI, Stella. Dorival Caymmi: o Mar e o Tempo. Rio de Janeiro: Editora 34, 2001.
COSTA, Flavio Moreira da. Nelson Cavaquinho: Enxugue os olhos e me dê um abraço. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 2000.
COSTA, Haroldo. Salgueiro - Academia de Samba. Rio de Janeiro: Record, 1984.
_______________. 100 anos de carnaval no Rio. Rio de Janeiro: Irmãos Vitale, 2001.
_______________. Na Cadência do Samba. Rio de Janeiro: Novas Direções, 2000.
_______________. Salgueiro - 50 anos de Glória. Rio de Janeiro: Record: 2003.
_______________, & LAN. É Hoje: As Escolas de Lan. Rio de Janeiro: Vitale, 1978.
COTRIM, Ricardo & COTRIM, Cristiane. Xangô da Mangueira. Recordações de um velho batuqueiro. Rio de Janeiro: Casa – Cooperativa de Artistas Autônomos, 2005.
CUNHA, Fabiana Lopes da. Da marginalidade ao estrelato: o samba na construção da nacionalidade (1917-1945). São Paulo: Annablume, 2004.
CUNHA, Maria Clementina P. Ecos da Folia: Uma História Social do Carnaval Carioca entre 1880 e 1920. São Paulo: Cia. das Letras, 2001.
DAMATTA, Roberto. Carnavais, Malandros e Heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro. Rio de Janeiro: ROCCO, 1997.
__________________. Universo do Carnaval: imagens e reflexões. Rio de Janeiro: Pinakotheke, 1981.
__________________. O Carnaval como rito de passagem. Rio de Janeiro: Vozes, 1973.
DENIS, Ferdinand. Uma festa brasileira. Rio de Janeiro: Epasa, 1944.
DINIZ, André. Almanaque do samba: a história do samba, o que ouvir, o que ler,
onde curtir. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
____________, & LINS, Juliana. Coleção Mestres da Música: Adoniran Barbosa. São Paulo: Moderna, 2002.
____________, & LINS, Juliana. Coleção Mestres da Música: Pixinguinha. São Paulo: Moderna, 2003.
____________, & LINS, Juliana. Coleção Mestres da Música: Paulinho da Viola. São Paulo: Moderna, 2006.
____________, & LINS, Juliana. Coleção Mestres da Música: Noel Rosa. São Paulo: Moderna, 2008.
____________, & LINS, Juliana. Coleção Mestres da Música: Braguinha. São Paulo: Moderna, 2008.
DOMINGUES, André & OSWALDINHO DA CUÍCA. Batuqueiros da Paulicéia. São Paulo: Barcarolla, 2009.
EFEGÊ, Jota. Figuras e coisas da Música Popular Brasileira. Rio de Janeiro: MEC/FUNARTE, 1978.
____________. Figuras e coisas do Carnaval Carioca. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1982.
____________. Ameno Resedá, o rancho que foi escola. Rio de Janeiro: Letras e Artes, 1965.
FERNANDES, Vagner. Clara Nunes - A guerreira da utopia. Rio de Janeiro: Ediouro, 2007
FERREIRA, Felipe. Guia do Carnaval no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Casa Amarela, 1998.
FENERICK, José Adriano. Nem do morro nem da cidade. As transformações do
samba e a indústria cultural (1920-1945). São Paulo: Annablume Editora, 2005.
FIGUEIREDO, Maurício. Cordão da Bola Preta. Rio de Janeiro: Edição de Comércio e Representações Bahia, 1967.
FILHO, Mario. Brasil Pandeiro. Recife: Gráfica Editora Santa Cruz Ltda, 1965.
FLÓRIDO, Eduardo G. Mangueira: Estação primeira do samba. Rio de Janeiro: Monte Castelo Idéias s/c Ltda, 2005.
GARDEL, André. O encontro entre Bandeira e Sinhô. Rio de Janeiro: Secretaria Municipal da Cultura, 1996.
GARDEL, Luis D. Escolas de Samba. Rio de Janeiro: Livraria Kosmos, 1967.
GIRON, Luis Antonio. Mario Reis: O fino do samba. Rio de Janeiro: Editora 34, 2001
GOLDWASSER, Maria Júlia. O palácio do samba - Estudo antropológico da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
GOMES, Bruno Ferreira. Wilson Batista e sua época. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1985.
____________________. Adoniran Barbosa, um sambista diferente. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1997.
GUIMARÃES, Francisco (Vagalume). Na roda do samba. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1978.
HOLANDA, Nestor de. Memórias do Café Nice: Subterrâneos da música popular e da vida boêmia do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Conquista, 1969.
HEITOR, Luiz. 150 anos de Música no Brasil. Rio de Janeiro: Livraria José Olímpio Editora, 1956
JUNIOR, Queiroz. Carmen Miranda. Rio de Janeiro: Comp. Brasileira de Artes Gráficas, 1936.
KRAUSCHE, Valter. Adoniran Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1985.
LEOPOLDI, José Sávio. Escola de samba, ritual e sociedade. Petrópolis: Vozes, 1978.
LIRA, Mariza. Brasil Sonoro. Rio de Janeiro: Editora A Noite, 1938.
LOPES, Nei. O Negro no Rio de Janeiro e sua Tradição Musical – Partido Alto, Calango, Chula e outras Cantorias. Rio de Janeiro: Editora Pallas, 1992.
___________. O samba na realidade: a utopia da ascensão social do sambista. Rio de Janeiro: Codecri, 1981.
___________. Zé Kéti - O samba sem senhor. Rio de Janeiro: Relume Dumará/Prefeitura, 2000.
___________. Síntese da História do Carnaval carioca. Rio de Janeiro: Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, 1986
___________. Partido-alto: samba de bamba. Rio de Janeiro: Pallas, 2005.
LOUSADA, Wilson. Antologia do Carnaval. Rio de Janeiro: Edições O Cruzeiro, 1945.
LUCIANA, Dalila. Ary Barroso, um turbilhão. Rio de Janeiro: Livraria Freitas Bastos, 1970.
MARTINHO DA VILA. Kizombas, andanças e festanças. Rio de Janeiro: Leo Christiano, 1992.
MATOS, Cláudia Neiva de. Acertei no milhar: Malandragem e samba no tempo de Getúlio. Rio de janeiro,rj: Paz e Terra, 1982
MÁXIMO, João & DIDIER, Carlos. Noel Rosa: Uma biografia. Brasília: Ed. UnB/Linha Gráfica Editora, 1990.
MEDEIROS, Alexandre. Batuque na Cozinha: as Receitas e as Histórias das Tias da Portela. Rio de Janeiro: SENAC Rio, 2004.
MORAES, Eneida de. História do carnaval carioca. Rio de Janeiro: Record, 1987.
MORAES, Wilson Rodrigues de. Escolas de Samba de São Paulo (Capital). São Paulo: Conselho Estadual de Artes e Ciências Humanas, 1978.
_______________________. Escolas de Samba de São Paulo: Síntese de uma Pesquisa. Brasília, MEC, 1977.
MOURA, Flávio & NIGRI, André. Adoniran: Se o senhor num tá lembrado. São Paulo: Boitempo, 2002.
MOURA, Roberto M. No princípio era a roda - Um estudo sobre samba, partido alto e outros pagodes. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2003.
_________________. Carnaval: da Redentora à Praça do Apocalipse. Rio de Janeiro: Zahar, 1996.
MOURA, Roberto. Tia Ciata e a Pequena África no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1983.
_______________. Cartola - Todo tempo que eu viver. Rio de Janeiro: Corisco, 1988.
MUGNAINI JR., Ayrton. Adoniran: Dá licença de contar... São Paulo: Editora 34, 2002.
MUNIZ JR., J. Sambistas Imortais. São Paulo: s/e, 1976.
____________. Panorama do Samba Santista. São Paulo: Cia. Lithographia Ypiranga, 1976.
_____________. Do Batuque à Escola de Samba (Subsídios para a História do Samba). Santos: Edições Símbolo S.A. Indústria Gráfica, 1976.
_____________. X9: Escola Pioneira. Santos: Gráfica Marsiglia, 1978.
NASSER, David. Parceiro da glória: meio século na MPB. Rio de Janeiro: José Olympio, 1983.
NEVES, Luiz Felipe Baeta. A Imaginação Social dos Sambas-Enredo ou o Paradoxo do Coringa. Rio de Janeiro: Achiamé, 1979
OLIVEIRA, Nilza de. Quaesitu: o que é Escola de Samba? Rio de Janeiro: Secretaria Municipal de Cultura, 1996.
PACHECO, Jaci. Noel Rosa e sua época. Rio de Janeiro: G.A. Pena Editora, 1955.
PAULINO, Franco. Padeirinho da Mangueira - Retrato sincopado de um artista. São Paulo: Hedra, 2005.
PEREIRA, Arley. Cartola: semente de amor sei que sou, desde nascença. São Paulo: Edições SESC SP, 2008.
PEREIRA, João Baptista Borges. Cor, profissão e mobilidade: o negro e o rádio em São Paulo. São Paulo: Pioneira/EDUSP, 1967.
RAMOS, Caio Silveira. Sambexplícito - As vidas desvairadas de Germano Mathias. São Paulo: A Girafa, 2008.
RANGEL, Lúcio. Sambistas e Chorões. São Paulo: Livraria Francisco Alves, 1962.
REGO, José Carlos. Dança do samba - Exercício do prazer. Rio de Janeiro: Ed.Aldeia/Imprensa Oficial, 1994.
ROCHA, Francisco. Adoniran Barbosa: O poeta da cidade. São Paulo: Ateliê Editorial, 2002.
RODRIGUES, Ana Maria. Samba negro, espoliação branca. São Paulo: Hucitec, 1984.
SANDRONI, Carlos. Feitiço decente, transformações do samba no Rio de Janeiro (1917-1933). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor/ UFRJ, 2001.
SEVERIANO, Jairo. Yes, nós temos Braguinha. Rio de Janeiro: Funarte/ Martins Fontes, 1987.
SILVA, Marília T. Barboza da. Alvorada, um Tributo a Carlos Cachaça. Rio de Janeiro: Edições Mec/Ibac, 1989.
_________________________.Caymmi - Som Imagem Magia. Rio de Janeiro: Edição Fundação Emílio Odebrecht, 1985.
_________________________, & OLIVEIRA FILHO, Arthur L. de. Silas de Oliveira - Do Jongo ao Samba-enredo. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1981
_________________________, & OLIVEIRA FILHO, Arthur L. de. Cartola - Os tempos idos. Rio de Janeiro: Gryphus, 1998.
_________________________; OLIVEIRA FILHO, Arthur L. de. & CARLOS CACHAÇA. Fala Mangueira. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980.
_________________________, & OLIVEIRA FILHO, Arthur L. de. Filho de Ogum Bexiguento. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1979.
_________________________, & MACIEL, Lygia dos Santos. Paulo da Portela - Traço de união entre duas culturas. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1989.
__________________________, & MATOTTI, Lorenzo. Carnaval. Rio de Janeiro: Casa 21, 2004.
SIMSON, Olga R. de Moraes Von. Carnaval em Branco e Negro. São Paulo: Edusp/ Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2007.
SIQUEIRA, Batista. A origem do termo samba. São Paulo: IBRASA, 1978.
SOARES, Maria Thereza Melo. São Ismael do Estácio. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1985.
SODRÉ, Muniz. Samba, o dono do corpo. Rio de Janeiro: Codecri, 1979
SOUZA, Tárik de. Tem mais samba. Rio de Janeiro: Editora 34, 2004.
______________, & ANDREATO, Elias. Rostos e Gostos da MPB. Porto Alegre: LPM Editora, 1978.
_____________ (et. al.). Brasil musical. Rio de Janeiro: Art Bureau, 1988.
TINHORÃO, José Ramos. Pequena História da música popular. São Paulo: Art Editora, 1991.
_____________________. História social da música popular brasileira: São Paulo, Editora 34, 1998.
_____________________. O samba agora vai... Rio de Janeiro: J.C.M. Editores. 1969.
_____________________. A imprensa carnavalesca no Brasil. São Paulo: Hedra, 2000.
TUPY, Dulce. Carnavais de guerra - O Nacionalismo no Samba. Rio de Janeiro, ASB Arte Gráfica e Editora, 1985.
ULLOA, Alejandro. Pagode: a festa do samba no Rio de Janeiro e nas Américas. Rio de Janeiro, MultiMais, 1998.
VALENÇA, Rachel. Carnaval: para tudo se acabar na quarta-feira. Rio de Janeiro: Editora Relume-Dumará, 1996.
________________ & VALENÇA, Suetônio. Serra, Serrinha, Serrano. O Império do Samba. Rio de Janeiro: José Olympio, 1981.
VARGENS, João Baptista M. Candeia – Luz da Inspiração. Rio de Janeiro: FUNARTE, 1979.
_______________________ (org.). Notas musicais cariocas. Petrópolis: Vozes, 1986.
_______________________ & MONTE, Carlos. A Velha Guarda da Portela. Rio de Janeiro: Manati, 2001.
VASCONCELOS, Ari. Panorama da Música Popular Brasileira. São Paulo: Livraria Martins Editora, 1964.
VASCONCELOS, Francisco de. Império Serrano: primeiro decênio. Rio de Janeiro: s/e, 1991.
VIANNA, Hermano. O mistério do samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1995.
_________________. Descoberta do Samba. Rio de Janeiro: UFRJ, 1994
VIANNA, Letícia C. R. Bezerra da Silva, produto do morro: Trajetória e obra de um sambista que não é santo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
VIEGAS, João Carlos. Carmen Costa: Uma cantora do rádio. Rio de Janeiro: Revan, 1991.
VIEIRA, Jonas & NORBERTO, Natalício. Herivelto Martins: uma escola de samba. Rio de Janeiro: Ensaio, 1992.
VIEIRA, Luís Fernando. Sambas da Mangueira. Rio de Janeiro: Revan, 1998.
____________________. PIMENTEL, Luís & VALENÇA, Suetônio. Um escurinho direitinho: A vida e a obra de Geraldo Pereira. Rio de Janeiro: Relume-Dumará,
1995.
____________________, & FERNANDO, Luiz. Wilson Batista: Na corda bamba do samba. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1996.
4 comentários:
André, o autor de "No princípio era a roda" e "Carnaval: da Redentora à Praça do Apocalipse" é Roberto M. Moura (o M é muito importante), enquanto que o autor de "Tia Ciata e a Pequena África no Rio de Janeiro" e "Cartola - Todo tempo que eu viver" é Roberto Moura (sem o M). Fui colega de faculdade dos dois e posso garantir que são duas pessoas diferentes. O Robert M. Moura já faleceu, mas o Roberto Moura continua vivo e é professor da UFF. Abraços.
André, muito obrigado. Essa bibliografia vai me ajudar muito na minha monografi.
Isso sim é que é uma bibliografia PESADA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns Mauá!
Postar um comentário